1º Lugar Prêmio ANTAQ 2019
Fonte: ANTAQ
Argonáutica Engenharia & Pesquisas, Celse Centrais Elétricas de Sergipe e Golar Power conquistam o Prêmio ANTAQ 2019 na Categoria Iniciativas Inovadoras com o projeto “Terminal Marítimo Flutuante de GNL com Ancoragem Yoke e Sistema Medusa para Planejamento e Controle de Operações: Solução de Grande Segurança e Baixo Impacto Ambiental”
1º Lugar Prêmio ANP 2019 de Inovação Tecnológica
Fonte: ANP
A Argonáutica Engenharia & Pesquisas, junto com os parceiros Shell, USP, Technomar, Modecom e FlowProcess, foi contemplada com primeiro lugar no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2019 com o projeto “Sistema Armazenamento e Separação Gravitacional de CO2 e CH4 em Cavernas de Sal Construídas em ambiente Offshore de Águas Ultra Profundas no Brasil”.
Ship-to-Ship em Expansão
Fonte: Portos e Navios
A Argonáutica Engenharia & Pesquisas desenvolveu um sistema para auxiliar o planejamento e maximizar a segurança de operações de atracação de navios, seja ela realizada em berços de atracação ou ship-to-ship. O sistema MeDuSa é capaz de estimar as janelas operacionais para auxiliar na segurança e no aumento da eficiência das operações portuárias.
Praticagem da Bahia moderniza centro de operações
Fonte: Portos e Navios
A Bahia Pilots modernizou o centro de operações da categoria em Salvador. A unidade atende todo o estado e ajuda na tomada de decisão e no gerenciamento de riscos na Baía de Todos os Santos, área considerada complexa para navegação devido a presença de vários ‘microclimas’. Além da área administrativa, sala de estar e de camarotes para descanso dos práticos, o novo espaço conta com auditório para até 30 pessoas e um gabinete de crise, integrado ao centro de operações, à disposição da capitania dos portos para emprego, em caso de acidentes, do plano de auxílio mútuo (PAM) da Baía de Todos os Santos. De acordo com a Bahia Pilots, um projeto de balizamento virtual está em análise na capitania dos portos, ao passo que foi contratado o sistema de calado dinâmico (ReDraft).
Tecnologia em Santos está alinhada com o principal porto da Europa
Fonte: Praticagem do Brasil
Em Santos, o uso do ReDRAFT diminuiu o tempo de fechamento do porto por restrições de calado de oito dias, em 2013, para apenas dois, em 2017. Além disso, houve ganhos significativos de carga, porque cada 10 cm a mais de calado representa 1000 toneladas extras ou 65 contêineres. O número de manobras de navios com calado acima dos 12m cresceu 24%, no ano passado, no porto brasileiro.
Captação da água
Fonte: TN Petróleo
Junto às empresas Shell e SBM Offshore, USP firma projeto de US$ 2 milhões para captação de água de resfriamento em altas profundidades para plataformas flutuantes do tipo FPSO. A ideia é diminuir a temperatura da água de 25º C para 15º C, o que trará como resultado maior eficiência nos sistemas de geração de energia e compressão de gás, além de reduzir despesas operacionais. A nova tecnologia será financiada com recursos da cláusula de Pesquisa & Desenvolvimento dos contratos de concessão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e conta ainda com o apoio do Instituto Oceanográfico da USP, do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais da Universidade Federal de São Carlos e da Empresa de Base Tecnológica Argonáutica Engenharia e Pesquisas.
Em expansão
Fonte: Portos e Navios
Após instalação em Santos (SP), usuários e representantes da praticagem defendem a implantação do ReDRAFT no Rio de Janeiro e em Porto de Suape (PE). Esse sistema de calado dinâmico, desenvolvido pela USP, é visto como uma solução capaz de trazer maior segurança à navegação e elevar a competitividade dos portos.
Novo calado amplia em 10% as operações no cais santista
Fonte SOPESP
O calado operacional do Porto de Santos foi ampliado em 30 centímetros na madrugada de hoje. Com a inauguração do C3OT, no final de 2014, a Praticagem começou a ter informações de acesso ao Porto, por meio do sistema de monitoramento ReDRAFT (calado em tempo real, na tradução do inglês). Foi com estes dados que a empresa Argonáutica Engenharia e Pesquisas realizou um estudo apresentado à Capitania dos Portos de São Paulo, que baseou a decisão do aumento de calado.
Sistema Redraft é apresentado pela praticagem a oficiais da Marinha
Fonte: PRATICAGEMRJ
Em julho de 2018, o sistema de calado dinâmico da USP (ReDRAFT) foi apresentado a Oficiais da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). O encontro, que ocorreu em Niterói (RJ), visou demonstrar como esta tecnologia pode aumentar toda a segurança de navegação na Baía de Guanabara.
Novo diretor de Portos e Costas visita Praticagem do Rio de Janeiro e conhece o ReDRAFT
Fonte: PRATICAGEMRJ
O novo diretor de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, visitou a Praticagem do Rio de Janeiro para conhecer os detalhes do ReDRAFT. Este projeto da USP já está em funcionamento na capital carioca e tem melhorado a acessibilidade e segurança de portos brasileiros.
Nova ferramenta pode levar eficiência aos portos do Rio
Fonte: PRATICAGEMRJ
O sistema ReDRAFT foi destaque no site R7 por aumentar a eficiência dos portos do Rio de Janeiro. Apresentado em seminário na cidade, a reportagem mostra que este sistema digital promove uma melhor exploração das marés e cálculo de mais espaços para cargas de navios. Assim, a cada 10 cm ganhos a mais de carga é possível transportar mil toneladas.
Navio opera com calado de 14,45 metros, recorde em Santos
Fonte: Amigos do Mar
O MSC Ajaccio foi o navio de maior calado (14,45 metros) a operar no porto de Santos. Com 300 metros de comprimento e 48 de largura, a operação desta embarcação só foi possível graças ao ReDRAFT, sistema de medicação do calado dinâmico, juntamente com os dados obtidos em tempo real pelo Centro de Coordenação e Operações de Tráfego da Praticagem de São Paulo.
MSC Ajaccio faz história ao ser o navio de maior calado a operar no Porto de Santos
Fonte: Cargo Revista
O dia 1º de agosto de 2018 entrou para a história do Porto de Santos: nesta data, o cais recebeu o navio MSC Ajaccio, o maior calado a operar por lá, com 14,45 metros. A Praticagem de Santos atribui o recorde ao uso do ReDRAFT, sistema desenvolvido pela USP capaz de medir o calado dinâmico de embarcações.
Praticagem ressalta confiabilidade do sistema de calado dinâmico implantado no Rio e em Santos
Fonte: Sindamar
Representantes da praticagem defenderam, na última sexta-feira (11), o uso do sistema de calado dinâmico que está sendo implementado no Porto do Rio de Janeiro para auxílio no gerenciamento de manobras na entrada e saída de navios. Já em uso contínuo em Santos, o ReDraft é considerado uma importante ferramenta operacional que traz segurança à navegação e aumenta competitividade dos portos. A solução, desenvolvida pela empresa Argonáutica, também está em fase inicial no Porto de Suape (PE).
Com nova tecnologia, cavernas no pré-sal poderão armazenar CO2
Fonte: Escola Politécnica USP
A novidade é um sistema que separa por gravitação o dióxido de carbono (CO2) do gás metano (CH4) que são encontrados misturados nos poços de petróleo, principalmente nas reservas do pré-sal, em águas ultraprofundas, com lâmina d’água (da superfície até o solo marinho) de 2 a 3 mil metros de profundidade. Os pesquisadores que participam da patente são Álvaro Maia da Costa, Pedro Vassalo Maia da Costa, Cláudio Oller, Felipe Ruggeri, Júlio Meneghini e Kazuo Nishimoto.